Uma daquelas perguntas que não querem calar quando se fala em presença digital e melhor adequação à realidade é: ter um site responsivo ou uma versão mobile? Não se trata aqui de uma mera questão de gosto pessoal, cada um tem suas vantagens. Por isso entender as especificidades de seu site indicará qual caminho seguir.

Para deixar a distinção clara entre os dois vamos mostrar abaixo um comparativo de benefícios que poderá ajudar você a se orientar e fazer a escolha certa.

MOBILE

– Aqui trata-se de um site totalmente novo. Existe uma construção para desktop e outra para dispositivos móveis, sendo oferecida automaticamente a versão que corresponde ao dispositivo de origem que solicita o acesso.

– Sendo um site totalmente à parte, é possível evitar elementos que podem tornar mais lenta a navegação nos acessos móveis, bem como aprimorar a experiência do usuário para telas mais compactas.

– É possível lançar mão de tecnologias que fazem sentido apenas no ambiente digital acessado via mobile, como reações por touch-screen , discagem rápida, etc

RESPONSIVO

Sites compatíveis com todos os tamanhos de telas utilizados, desde computadores, tabletes e celulares, sabemos o quanto é ruim entrar hoje em dia em um site no celular e ter que ficar dando zoom certo? Por isso a importância de uma plataforma responsiva.

– Com a manutenção da identidade visual do site em múltiplas plataformas de acesso, se ganha também na experiência unificada do usuário no site. As mesmas reações que ele tem no desktop ele terá no tablet ou smartphone

– A atualização do site fica mais prática, já que com poucas atualizações no CSS é possível, inclusive, adaptar a um novo formato de tela antes não previsto

O sem duvidas a melhor opção e obter um site responsivo. Isso se aplica tanto na criação de sites ou na criação de lojas virtuais.